Platão
Questão 01
O trecho a seguir, do diálogo platônico Fédon,
concerne ao modo de aquisição do conhecimento. “É preciso, portanto, que
tenhamos conhecido a igualdade antes do tempo em que, vendo pela primeira vez
objetos iguais, observamos que todos eles se esforçavam por alcançá-la, porém
lhe eram inferiores.” PLATÃO. Fédon. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém:
EDUFPA, 2002, p. 275, 75a.
A partir do fragmento apresentado, marque a
alternativa que expressa corretamente o pensamento de Platão sobre o
conhecimento.
A) Platão distingue uma realidade inteligível de
outra sensível. O conhecimento de todas as coisas só é possível porque as
percepções advindas dos sentidos desencadeiam a reminiscência das Formas
inteligíveis, apreendidas pela razão antes do nascimento.
B) Platão não distingue a realidade inteligível de
outra sensível. O conhecimento é o produto das sensações. O conhecimento nada
mais é do que a reminiscência dessas sensações.
C) Platão distingue duas ordens de realidade: o
mundo sensível e a alma. O conhecimento de todas as coisas só é possível porque
as sensações informam a alma sobre o mundo sensível e, a partir disso, formam a
reminiscência.
D) Platão distingue duas ordens de realidade: o
mundo sensível e o mundo dos deuses. O conhecimento só é possível porque a alma
recebe uma informação divina antes que tenha percebido os objetos sensíveis,
pois todo conhecimento vem dos deuses.
QUESTÃO 02
Platão (428 – 347 a.C.), discípulo de Sócrates e
mestre de Aristóteles, fundador da Academia, é até hoje um dos filósofos mais
importantes da história da filosofia. Círculos culturais e intelectuais no
mundo inteiro dedicam-se a estudar sua obra.
Sobre o modo como Platão expressou seu pensamento,
assinale a alternativa correta.
A) Platão jamais escreveu textos filosóficos.
B) Platão escreveu textos filosóficos na forma de
romances.
C) Platão escreveu textos filosóficos na forma de
poesias.
D) Platão escreveu textos filosóficos na forma de
diálogos.
QUESTÃO 03
A opinião (doxa, em grego), no pensamento de Platão
(427-347 a.C.) representa um saber sem fundamentação metódica. É um saber que
possui sua origem
A) nos mitos religiosos, lendas e poemas da Grécia
arcaica.
B) nas impressões ou sensações advindas da
experiência sensível.
C) no discurso dos sofistas na época da democracia
ateniense.
D) num saber eclético, proveniente de algumas
ideias dos filósofos pré-socráticos.
QUESTÃO 04
Sobre a alegoria da caverna de Platão pode-se
afirmar que
A) o filósofo deve ter uma vida exclusivamente
contemplativa.
B) a educação do filósofo visa também à atividade
política.
C) os sentidos são fundamentais para o
conhecimento.
D) qualquer um pode encontrar em si mesmo, pela intuição,
a luz para o conhecimento.
QUESTÃO 05
“(…) Que pensamentos então que aconteceria, disse
ela, se a alguém ocorresse contemplar o próprio belo, nítido, puro, simples, e
não repleto de carnes, humanas, de cores e outras muitas ninharias mortais, mas
o próprio divino belo pudesse em sua forma única contemplar? Porventura pensas,
disse, que é vida vã a de um homem olhar naquela direção e aquele objeto,
com aquilo [a alma] com que deve, quando o
contempla e com ele convive? Ou não consideras, disse ela, que somente então,
quando vir o belo com aquilo com que este pode ser visto, ocorrer-lhe-á
produzir não sombras de virtude, porque não é em sombras que estará tocando,
mas reais virtudes, porque é no real que estará tocando?” Platão. O Banquete.
Trad. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1979, pp.42-43.
A partir do trecho de Platão, analise as assertivas
abaixo:
I – O belo verdadeiro para Platão encontra-se no
conhecimento obtido pela observação das coisas humanas.
II – A contemplação do belo puro e simples é
atingida por meio da alma.
III – Cores e sombras são virtudes reais, visto que
se possa, ao tocar nelas, tocar no próprio real.
IV – Há, como na Alegoria da Caverna, uma relação
direta para Platão entre o conhecimento e a virtude.
Assinale a alternativa que contém as assertivas
corretas.
A) I e II são corretas.
B) II e IV são corretas.
C) III e IV são corretas.
D) I, II e III são corretas.
QUESTÃO 06
“Todo aquele que ama o saber conhece por
experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la
prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar
os seres, não em
si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira
por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda
conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem
outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a
colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”. Platão,
Fédon. Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa
correta.
A) A ignorância é fruto da observação do que é em
si e por si.
B) A filosofia para Platão é inata, não sendo
necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtê-la.
C) A alma encontra-se prisioneira do corpo por
desejo do próprio homem.
D) A alma do filósofo encontra-se desde o início
liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria da
Caverna e o texto acima.
QUESTÃO 07
Leia o trecho abaixo.
E que existe o belo em si, e o bom em si, e, do
mesmo modo, relativamente a todas as coisas que então postulamos como
múltiplas, e, inversamente, postulamos que a cada uma corresponde uma ideia,
que é única, e chamamos-lhe a sua essência (507b-c). PLATÃO. República. Trad.
de Maria Helena da Rocha Pereira. 8ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
1996.
Marque a alternativa que expressa corretamente o
pensamento de Platão.
A) Somente por meio dos sentidos, em especial da
visão, pode o filósofo obter o conhecimento das ideias.
B) No pensamento platônico, o conhecimento das
ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da
multiplicidade sensível.
C) Para que a alma humana alcance o conhecimento
das ideias, ela deve elevar-se às alturas do inteligível, o que somente é
possível após a morte ou por meio do contato com os deuses gregos.
D) Tanto a dialética quanto a matemática elevam o
conhecimento ao inteligível; mas, somente a matemática, por seu caráter
abstrato, conduz a alma ao princípio supremo: a ideia de Bem.
QUESTÃO 8
Com relação à filosofia de Platão, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) Para Platão, o mundo das ideias se refere ao Ser
de Parmênides, e o mundo sensível ao devir de Heráclito.
b) Platão
tenta superar a oposição instalada entre a mobilidade e devir do Ser de
Parmênides e a imutabilidade e identidade do fluxo de Heráclito.
c) Na filosofia de Platão, o mundo das ideias é a
verdadeira realidade, já o mundo sensível é apenas sombra, cópia das ideias.
d) Platão afirma que a alma humana antes de
“quedar”, vir a este mundo, contemplou o mundo inteligível, onde conheceu as
ideias verdadeiras, por isso, para ele conhecer é relembrar o mundo das ideias.
QUESTÃO 09
É correto afirmar que Platão teve importância
periférica na Filosofia?
a) Sim, e isso se torna evidente com a Filosofia
Moderna.
b) Sim, e isso se torna evidente com a Filosofia
Contemporânea.
c) Não. Platão foi uma das bases da Filosofia
d) Não. Platão um mero filósofo.
QUESTÃO 10
Platão acreditava em reencarnação?
a) Nunca sequer considerou tal hipótese.
b) Não, Platão era ateu.
c) Sim, o filósofo aceitava esta concepção
d) Sim, Platão não aceitava esta ideia.
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PLATÃO - GABARITO
1 - A
2 - D
3 - B
4 - B
5 - B
6 - C
7 - B
8 - B
9 - C
10 - C
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